Provavelmente você já deve ter visto muitas fotos em redes sociais, com fervedouros paradisíacos, dunas douradas, e ficado com vontade de fazer uma viagem pro Jalapão. Eu te entendo! Por isso fiz esse artigo que vai te esclarecer onde fica o Jalapão e como chegar até lá.
O destino está cada dia mais popular, principalmente após a repercussão na novela “O Outro Lado do Paraíso”, na Globo. Mesmo assim, o turismo da região ainda conserva seu lado mais rústico e familiar.
Essa é uma daquelas viagens de tirar o fôlego, ideal pros amantes do ecoturismo. A região do Jalapão possui uma variedade de paisagens incríveis: águas cristalinas, cerrado, savana e paredões rochosos. Após entender onde fica o Jalapão nesse guia, se prepare para ficar encantado com os principais atrativos: os fervedouros!
Nesse post você vai encontrar:
- Afinal, onde fica o Jalapão?
- Como Chegar
- Qual é a melhor maneira de conhecer: agência ou por conta própria?
- Motivos para você visitar
Afinal, onde fica o Jalapão?
Primeiro ponto importante sobre onde fica o Jalapão, é entender que o Jalapão não é um destino pontual. Não é uma cidade base que você se hospeda e faz os passeios, como estamos mais acostumados. Os pontos turísticos não ficam todos no mesmo lugar.
O Jalapão é uma área. O parque Estadual do Jalapão é uma área de conservação ambiental, criado em 2001, e que ocupa quase 159mil hectares, no estado do Tocantins.
Onde esse espaço fica: entre os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins e Novo Acordo.
Quando planejar uma viagem pro Jalapão, entenda que você precisa de alguns dias para percorrer esse caminho. E consequentemente cada dia você vai um pouco mais “pra frente”, até chegar na próxima cidade. Cada noite do roteiro é em uma das cidades.
Todos os pontos turísticos ficam dentro desse roteiro “circular”, partindo e retornando por Palmas, capital do Tocantins. O mapa mostra as estradas e os pontos turísticos da região.
Como chegar ao Jalapão saindo das principais capitais?
Como mostrei no mapa anterior, nosso ponto de partida é a cidade de Palmas. O aeroporto de Palmas não é muito grande, e nem recebe muitos vôos por dia. Também não há vôos diretos de todas as capitais.
De destinos mais próximos também é possível chegar de ônibus ou alugando carro.
São Paulo – Palmas
Saindo de São Paulo o vôo é direto e rápido, cerca de 2h30. A passagem aérea fica em média 600 reais ida e volta.
Ficando atento a promoções, é possível pagar menos! Minha passagem custou total 250 reais em Maio de 2019.
Pesquise sua passagem aérea aqui
Rio de Janeiro – Palmas
Do Rio de Janeiro não há vôos diretos. É provável que você tenha que fazer conexão em São Paulo ou Brasília. Isso faz os preços serem um pouco mais altos. Mas também há promoções frequentes.
Pesquise sua passagem aérea aqui
Brasília – Palmas
De Brasília também há vôos diretos, de pouco mais de 1 horas, também na faixa dos 600 reais.
Pesquise sua passagem aérea aqui
A partir de Brasília, apesar de ainda um pouco longe, além da opção de vôo, você também pode ir de carro. Caso opte por alugar carro, eu indico a Rent Cars, que trabalha com as melhores locadoras e costuma ter cupons promocionais.
Dica: Eu gosto de pesquisar passagens pelo Skyscanner, que busca os melhores preços entre os sites de venda. Você também consegue encontrar a melhor data no modo calendário 🙂
Palmas – Jalapão
Não há aeroportos na área onde fica o Jalapão. Estando em Palmas, o único acesso é por meio terrestre.
Temos duas formas de conhecer o Jalapão: Por conta própria ou com Agência. É uma escolha bem importante, e pode fazer toda a diferença na sua viagem!! No próximo tópico explico com mais detalhes sobre cada uma.
Qual é a melhor maneira de conhecer: agência ou por conta própria?
No mapa ilustrado do primeiro tópico fica mais claro onde estão os pontos turísticos, e os trechos de asfalto e terra. A gente percebe que a maior parte do circuito não é asfaltado.
Como dizem os locais: o Jalapão é bruto! E eu pude comprovar. Estradas de terra, areia, poeira, buracos. É bem difícil de dirigir, ainda mais pra quem não está acostumado, e pior em período de seca.
Caso seja um motorista mais corajoso, você pode imaginar: “Alugo qualquer carro e vou?”. Definitivamente não! O ideal é que seja um carro com tração nas quatro rodas, por causa da areia em muitos trechos.
Pontos para levar em consideração: quais serão seus custos de transporte? Combustível? Quanto custa alugar um 4×4? Quanto custa o seguro de um carro desses?
Partindo do ponto que você decidiu alugar o carro, e se acontece qualquer problema? E se fura um pneu? E se quebra algo no seu carro? Você pode até me achar alarmista, mas te garanto que lá no Jalapão a probabilidade dessas coisas acontecerem é bem alta, mesmo com motoristas mais preparados.
O quanto de dor de cabeça você vai ter? Quanto tempo vai perder? Quanto tempo demora pro guincho chegar se você estiver no meio do circuito? Essa eu te respondo: 4, 5 horas, já que teria que vir de Palmas pois as cidades pequenas não tem estrutura. E se você não puder continuar a viagem?
Mais um ponto importante: sinalização. Simplesmente não há. Você só vê uma placa quando já chegou no destino.
Sinal de internet: Também não há na maior parte da viagem!
GPS: As estradas cortam fazendas, são de terra, quem garante que o GPS acha tudo?
Além de todos esses pontos, é necessário planejamento de roteiro, hospedagem, e alimentação. É bom lembrar que as distâncias não parecem tão longas, mas as condições das estradas fazem qualquer percurso demorar mais do que o imaginado.
Por conta própria
Caso você seja de um perfil mais aventureiro e queira realmente conhecer por conta própria, aqui vão algumas dicas:
- Alugue um carro com tração nas 4 rodas (4×4). Essa não é nem “dica”, é primordial pra sua viagem acontecer. Preferencialmente faça isso com antecedência, pela disponibilidade de veículos das locadoras.
- SUVs são a opção mais confortável.
- Baixe os mapas offline antes da viagem.
- Leve um chip da Claro, é a única que funciona (em alguns pontos) lá.
- Planeje sua hospedagem também com antecedência, o Jalapão é um destino bem popular. Vou deixar uma caixa do Booking com mapa pra ajudar!
Agência
Espero que nos textos anteriores você tenha percebido que não é tão simples se aventurar a fazer esse roteiro por onde fica o Jalapão sozinho. Por isso, existem muitas agências na região que trabalham com pacotes com os principais pontos turísticos.
Os pacotes das agências incluem:
- Transporte
- Guia
- Entrada nos atrativos
- Hospedagem
- Refeições
Escolher uma boa agência faz toda a diferença no seu passeio. Eu pesquisei bastante e escolhi a melhor agência da região: Jalapão 100limites.
Dica: O TripAdvisor é uma ótima ferramenta para ver avaliações de usuários!
O serviço foi ótimo! Os guias são mto bem preparados, seja para responder nossas dúvidas, ou lidar com qualquer situação no caminho.
Não tive trabalho com absolutamente nada! Chegava nos locais, e já estava tudo certo. Além disso, a empresa faz um roteiro todo bem pensado, com o objetivo de pegar os atrativos todos vazios.
Comida durante todo o trajeto! Pode parecer bobo, mas um roteiro no Jalapão é bem intenso! Faz muita diferença uma agência que te oferece mais do que apenas café, almoço, e jantar. Fizemos vários lanches, com frutas, snacks, água e refrigerantes.
A Jalapão 100limites oferece desconto de 5% para os leitores do Viajando com Lívia! É só solicitar quando for fechar o pacote.
As empresas costumam ter o pacote de 3, 4 e 5 dias. A Korubo é uma empresa de safári que faz um roteiro pouco mais longo.
- 3 dias: não é suficiente, fica muito corrido, e perde muitos atrativos.
- 4 dias: foi o que eu fiz. Pra quem tem flexibilidade de datas as vezes acaba nem precisando tirar dias de férias. Eu amei, mas ficam alguns pontos sem fazer.
- 5 dias: o roteiro mais completo, com todos os atrativos. Se estiver dentro das suas possibilidades, acho que vale bastante a pena! Dê preferência ao roteiro com Lagoa do Japonês!
O preço dos pacotes varia entre as agências e roteiros, mas costuma ser em média 500 reais por dia.
Entre em contato com a Jalapão 100limites e faça um orçamento com 5% de desconto!
Expedição Viajando com Lívia
Depois da repercussão desse viagem linda no meu Instagram, lancei meu primeiro grupo de viagem!
São 2 carros e 10 vagas num roteiro exclusivo, criado em parceria com a Jalapão 100limites!
Você pode ir comigo pro Jalapão! Envie mensagem pelo direct do Instagram.
Motivos para você visitar
Agora que você já sabe onde fica o Jalapão, e consegue escolher como visitar, vou te mostrar os cinco principais motivos de colocar o destino no topo da sua lista dos sonhos.
1 – Fervedouros
Os fervedouros são nascentes de água doce, verdes ou azuis, super cristalinos, e que nem parecem reais, de tão lindos. O curioso é que é impossível afundar neles.
São vários, mas os mais bonitos e famosos são: Fervedouro Bela Vista (o maior), Fervedouro Buritizinho (mais fundo) e Fervedouro Buritis.
2 – Cachoeiras
Além dos fervedouros, outras belezas naturais do Jalapão são as cachoeiras.
Pouquíssimas cachoeiras no Brasil tem a água azul turquesa como a Cachoeira do Formiga.
Para os amantes de esportes, é possível fazer rafting na Cachoeira da Velha.
3 – Diversidade de Paisagens
Além dos fervedouros e cachoeiras, um roteiro pelo Jalapão também passa pela Pedra Furada, Serra da Estrela, e Dunas.
São várias experiências diferentes e paisagens apaixonantes na mesma viagem.
4 – Pessoas e Cultura
O Jalapão é uma região de turismo bem caseiro. As pessoas são muito acolhedoras.
Aproveite para visitar a Comunidade Quilombola Mumbuca e comprar os lindos itens artesanais feitos com Capim Dourado da região.
5 – Pôr do Sol
Finalize todos os dias com um pôr do sol incrível! Na Pedra Furada, nas Dunas ou mesmo no caminho.
Os guias param em pontos estratégicos na estrada para aproveitar esse momento.
Que tal ir pro Jalapão?
Espero que após a leitura tenha ficado esclarecido onde fica o Jalapão, e você tenha ficado apaixonado pelo Jalapão, assim como eu!
Que tal começar a planejar essa viagem? Entre em contato com a Jalapão 100limites.
Vídeo
Também veja esse conteúdo no Youtube!
Perguntas Frequentes
O Jalapão é um parque estadual no Tocantins. Veja neste artigo a localização e como chegar no Jalapão.
Entre Ponte Alta, Mateiros, São Felix e Novo Acordo . Veja neste artigo um mapa do Jalapão, incluindo os principais pontos turísticos.
O Jalapão é acessível por meio terrestre a partir de Palmas, no Tocantins. Veja onde fica e como chegar no Jalapão neste artigo.
Entenda como funcionam os pacotes e como chegar até o Jalapão neste guia completo.
Todas as dicas do Blog são escritas com muito carinho pra te incentivar a viajar mais pelo mundo!
Pra ficar por dentro de TODAS as minhas viagens, que tal seguir as outras redes do Viajando com Lívia?
RESERVE SUA VIAGEM PELO BLOG!
Reservando pelos links dos parceiros do blog, você me ajuda com uma pequena comissão, e não paga NADA a mais por isso! Alguns deles ainda tem desconto! E pode ficar tranquilo, aqui só me relaciono com empresas de confiança!
Passagem Aérea: Skyscanner
Hospedagem: Booking, Airbnb, Worldpackers
Seguro Viagem: Seguros Promo
Chip Internacional: Viaje Conectado
Aluguel de Carro: Rent Cars
Ingressos e Passeios: Get Your Guide
Câmbio: Travelex Confidence
E aí, curtiu o conteúdo? Tem alguma dica ou sugestão pra adicionar? Manda pra mim!
Se tiver dúvidas também pode deixar aqui nos comentários!
Beijos, Lívia!
Parabéns, tudo muito bem explicadinho!
Deu até vontade de se lançar e viver esse sonho!
Oi Carol! Que bom que curtiu! O jalapão é incrível, espero que conheça!
Esse artigo é bem útil e indico a leitura para todos.
Infelizmente em 2020 com a pandemia o mundo parou e
mudou a vida financeira da população. Compartilhei esse
artigo no meu face e twitter. Obrigado pela informação.
Obrigada!!
Parabéns Lívia! Os conteúdos das suas publicações são muito bons,continue assim e sempre aprimorando! Irei ao Jalapão, agora em junho (2022) espero que seja um período bom ,com muito sol e calor, sem chuva ,rsrs..
Oie! Desculpa a demora em retornar! Fez boa viagem? 🙂