Aproveite ao máximo cada estação do ano na Argentina sabendo o que fazer em Bariloche. Saiba as dicas de pontos turísticos para todo o ano.

Bariloche é um lugar de mil e uma oportunidades para turismo. Apesar de muitos brasileiros pensarem em neve ao se lembrar da cidade, lá também existem diversas atividades para serem feitas o ano todo.

A região, cheia de lagos, trilhas, rios e montanhas é um destino interessante. Por exemplo, você sabia que há também praias por lá?

Assim, com tantas opções, descobrir o que fazer em Bariloche é também uma aventura. Afinal, dependendo da estação do ano, é possível fazer coisas totalmente diferentes.

Ainda não sabe em qual época do ano você quer visitar esse paraíso no país vizinho? Continue lendo e descubra as melhores opções de lazer em cada estação.

Nesse post:


Onde fica Bariloche

Bariloche fica na região da Patagônia Argentina, delimitada pelo lago Nahuel Huapi e a Cordilheira dos Andes. A cidade fica a cerca de 1.600km de distância da capital, Buenos Aires. Assim, fica por volta de 2 horas de distância de voo.

Além disso, Bariloche também é bem conhecida por brasileiros por suas baixas temperaturas e neve.


Como chegar?

De avião

Uma das formas mais rápidas e fáceis de se chegar em Bariloche, é de avião. No entanto, as saídas diretas para a cidade não são tão frequentes e os preços costumam ser mais altos. Principalmente durante a alta temporada.

Entretanto, empresas aéreas como a Aerolíneas e a LATAM possuem saídas diárias para Buenos Aires, a capital da Argentina. Assim, é possível fazer uma conexão por lá e, então, embarcar para Bariloche.

Um único detalhe é que a capital argentina possui mais de um aeroporto, o que pode fazer com que sua passagem chegue por um e saia por outro. Antes de confirmar sua compra, recomendo que confira certinho os aeroportos. Caso não saiba qual é o melhor, preparei um post explicando sobre cada um dos aeroportos de Buenos Aires.

Assim sendo, é possível pesquisar passagens através do Passagens Promo, mesmo chegando em Buenos Aires.

Aeroporto Internacional de Ezeiza em Buenos Aires na Argentina com vários viajantes esperando o embarque. Reprodução Four Square.
Aeroporto Internacional de Ezeiza – Reprodução: Four Square

De carro

Se você é do tipo que gosta de aventura e não se importa muito em percorrer longas distancias, chegar à Bariloche de carro com certeza é a sua praia.

Saindo do Brasil

Esse é o tipo de aventura para quem realmente gosta. O caminho é bem longo e será preciso parar em outras cidades no meio para descanso, mas é um um passeio incrível. Afinal, quem não gosta de descobrir novos lugares e paisagens, não é mesmo?

Por exemplo, saindo da cidade de São Paulo, a viagem dura em torno de 46h diretas. Passa por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul antes de cruzar a fronteira para a Argentina. Além disso, o caminho passa pertinho da fronteira dos hermanos com o Uruguai.

Saindo de Buenos Aires

Você comprou a sua passagem até Buenos Aires e resolveu ir para Bariloche de carro? Dá certo também!

O caminho também é longo e também será preciso parar no meio da viagem para descansar, mas são apenas cerca de 19h de carro. Bem menos quando comparada com a distância do Brasil, não é mesmo?

O cenário em terras argentinas é o mesmo, mas com a vantagem de cortar, ao menos, 27 horas de viagem.

Independente de qual cidade seja a sua partida, é interessante alugar um carro para essa jornada. Para isso, confira o nosso passo a passo sobre como alugar carro online e embarque nessa aventura.


O que fazer em Bariloche

Confira a seguir as melhores dicas sobre o que fazer em Bariloche em cada estação do ano.

Primavera (Setembro a Dezembro) / Verão (Dezembro a Março)

Época do ano de céu azul e sol? Temos por aqui. Além disso, é comum as temperaturas passarem dos 30º durante o dia no verão.

Praia dos lagos

Bariloche não é uma cidade litorânea, mas possui várias praias formadas pelos lagos. Durante essa época do ano, as praias ficam lotadas, não de brasileiros, mas sim de argentinos que visitam a região no verão.

O cenário não poderia ser mais bonito, com águas cristalinas, montanhas de fundo e uma “faixa de areia” que estão mais para pedras. É um contraste muito bonito.

Além disso, as praias são sempre muito bem estruturadas, com salva-vidas, quiosques para aluguel de caiaques e equipamento de mergulho e até mesmo banheiro.

Dicas de praias: Playa Bonita, Playa Bahia Serena (ambas no lago Nahuel Huapi).

Orla da Playa Bonita em Bariloche na Argentina com alguns banhistas durante um dia de sol e céu aberto. Reprodução: Tripadivisor.
Playa Bonita – Reprodução: Tripadivisor.

Trilhas

Bariloche é mais do que neve e lagos. Por lá também é possível fazer diversas trilhas, dos mais diferentes níveis de intensidade. E, no verão, a paisagem é completamente diferente.

Minha dica é entrar no site do Parque Nacional Nahuel Huapi para descobrir todas as trilhas possíveis e as informações sobre cada uma delas. Além disso, é preciso se registrar antes de partir nessa aventura no site.

Trilha do Lago Escondido: uma trilha fácil, dura cerca de 30 minutinhos, mas nem por isso deixa a desejar na vista.

Bahía López: ótima para um caminho tranquilo e com contemplação da natureza. A trilha dura cerca de 1h30 e é possível avistar o Monte Capilla.

Trilha até Villa Tacul: um pouco mais difícil pois é mais extensa. Chegar até a Villa Tacul pode levar cerca de 2h para quem está acostumado. É uma subida de 1000 até o Cerro Llao Llao e de lá mais 1h até a vila.

Montanhas rochosas e cachoeiras do Parque Nacional Nahuel Huapi em Bariloche na Argentina durante um dia de sol. Reprodução: Tripadvisor.
Parque Nacional Nahuel Huapi – Reprodução: Tripadvisor.

Subir os cerros

Os cerros, ou “montes” em português, também oferecem outras opções de trilhas para serem feitas durante a primavera e o verão argentino. Um deles é o Cerro Catedral, famoso por ficar lotado na temporada de inverno. Afinal, é lá onde os esquiadores vão se aventurar nessa época.

Entretanto, no verão, ainda é possível passear de teleférico e curtir a paisagem lá de cima. Você também pode fazer trilhas e praticar mountainbike. Apesar de não ter neve no verão, ainda assim as temperaturas podem abaixar conforme a tarde for caindo. Por isso, lembre-se de levar um agasalho.

Outra opção é o Cerro Campanário. Para chegar lá, você sobe em um teleférico. A estação fica a cerca de 10 minutos do centro de Bariloche. No topo do cerro, você também encontra uma cafeteria e pode curtir a paisagem.

Um que não pode faltar na sua lista de o que fazer em Bariloche, é o Complexo Turístico Teleférico Cerro Otto. O diferencial, e destaque, é que no topo há a Confeitaria Giratória. Há 1405 metros de altura, a confeitaria gira 360º e dá uma visão completa da região.

Além disso, durante o verão, as pistas de esqui são cobertas de lona e é possível escorregar por elas com uma boia. Ótima opção de lazer em viagem também com crianças.

Cerro Catedral – Reprodução: Tripadvisor

Isla Victoria e Bosque de Arrayanes

Com um barco saindo de Puerto Pañuelo, esse passeio para Isla Victoria é perfeito para quem gosta de desbravar a região e conhecer lindas paisagens. É um tipo de roteiro mais contemplativo e, ao chegar na ilha, é possível ver a vegetação nativa além do Bosque de Arrayanes na Península de Quetrihue, que é praticamente composto por árvores arrayan. Além disso, é possível fazer trilha suspensa.

Lago e montanhas da Isla Victoria e Bosque de Arrayanes em Bariloche na Argentina druante um dia de sol e céu claro. Reprodução: Tripadvisor.
Isla Victoria – Reprodução: Tripadvisor.

Outono (Março a Junho) / Inverno (Junho a Setembro)

Outono e inverno tem bastante diferenças nas temperaturas. Enquanto no outono as temperaturas não passam dos 25ºC e dificilmente chegam a ser negativas, no inverno é fácil encontrar temperaturas abaixo de 0.

Confira a seguir o que fazer em Bariloche nessas épocas.

Festival do Chocolate

Esse é especialmente para quem visita a cidade no outono. O festival acontece como celebração da Semana Santa e da Páscoa. Bariloche é conhecida por ter diversas chocolaterias, então, não a toa, sedia esse evento que é muito famoso por lá. Esse ano, por exemplo, eles fizeram a maior barra de chocolate do mundo, com 210 metros de comprimento.

Caso queira conhecer, marque a sua viagem para a época da Semana Santa e Páscoa e fique de olho na programação.

Entrada da festa do chocolate em Bariloche na Argentina que acontece todos os anos na época da páscoa. Reprodução: Site Fiesta del Chocolate.
Reprodução: Site Fiesta del Chocolate.

Esquiar

Essa é, sem dúvidas, não só algo para adicionar na sua lista de o que fazer em Bariloche como também algo que não pode faltar. É, inclusive, um dos motivos para a cidade ficar sempre lotada de brasileiros no inverno.

A dica aqui é a maior estação de esqui no hemisfério sul, o Cerro Catedral. Sem dúvidas, não deixe de adicionar no seu roteiro. Lá você pode tanto praticar nos mais diferentes níveis de pista quanto aprender em aulas individuais ou em grupos. Além disso, lá mesmo eles possuem aluguel de roupas de inverno e outros equipamentos para se divertir na neve.

No Cerro Catedral também é possível brincar na neve, andar de trenó e até mesmo almoçar.

Outra opção de diversão na neve é o Cerro Otto. Apesar de não ser um centro de esqui, a vista do alto da Confeitaria Giratória é completamente diferente da que se tem no verão. Ainda assim, é de tirar o fôlego. Além disso, é possível fazer esqui bunda ou caminhada com raquete na neve.

Rio que corta Cerro Otto em Bariloche na Argentina durante um dia de sol e céu aberto. Reprodução: Unsplash.
Cerro Otto – Reprodução: Unsplash.

Conhecer a cidade pelo Circuito Chico

Esse é um tipo de passeio que vai te ajudar a se familiarizar com a região. É um tipo de passeio de o que fazer em Bariloche que pode ser feito tanto no verão quanto no inverno, mas as paisagens sempre são diferentes nas duas estações. Além disso, por ser feito de carro ou ônibus, é uma forma de você se manter aquecido.

O percurso tem aproximadamente 60 km de extensão, partindo próximo ao Centro Cívico de Bariloche e passando pelo lago Nahuel Huapi, Cerro Campanário, Hotel Llao Llao, Capela San Eduardo, Puerto Pañuelo.


Regras e seguro viagem para Argentina

As regras para entrar na Argentina agora estão mais flexibilizadas. Entretanto, é bom prestar atenção:

Não é mais necessário fazer o teste PCR ao chegar no país para quem tem o esquema vacinal completo. Entretanto, é recomendado que quem não o tenha, faça o teste em até 24h.

Além disso, o seguro viagem ainda é obrigatório para entrar no país e é necessário que tenha cobertura COVID.

O seguro viagem é um investimento. Além disso, ele garante segurança não só para a sua saúde e de sua família, mas também ajuda em casos de extravio de bagagem, perda de voos e até cancelamento de viagem.

Confira mais informações sobre regras para entrada na Argentina e seguro viagem para o país.

buenos aires argentina

E aí, curtiu o conteúdo? Tem alguma dica ou sugestão pra adicionar? Manda pra mim!
Se tiver dúvidas também pode deixar aqui nos comentários!

Beijos, Lívia!


Todas as dicas do Blog são escritas com muito carinho pra te incentivar a viajar mais pelo mundo!
Pra ficar por dentro de TODAS as minhas viagens, que tal seguir as outras redes do Viajando com Lívia?


RESERVE SUA VIAGEM PELO BLOG!

Reservando pelos links dos parceiros do blog, você me ajuda com uma pequena comissão, e não paga NADA a mais por isso! Alguns deles ainda tem desconto! E pode ficar tranquilo, aqui só me relaciono com empresas de confiança!

passagem aérea Passagem Aérea: Skyscanner
hospedagem Hospedagem: Booking, Airbnb, Worldpackers
seguro viagem Seguro Viagem: Seguros Promo
chip para internet internacional Chip Internacional: Viaje Conectado
aluguel de carros Aluguel de Carro: Rent Cars
ingressos e passeios para atrações turísticas em viagem Ingressos e Passeios: Get Your Guide
cambio de moedas para viagem Câmbio: Travelex Confidence


Perguntas frequentes sobre o que fazer em Bariloche

O que fazer em Bariloche?

Bariloche tem várias opções de lazer durante todo o ano. No verão, é possível visitar o Cerro Otto e curtir uma vista panorâmica na Confeitaria Giratória. No inverno, o que não pode faltar mesmo na sua lista, são as estações de esqui. Leia mais.

O que fazer em Bariloche no verão?

Dentre algumas opções, não deixe de conhecer: as praias dos lagos, o Cerro Otto e as trilhas do Parque Nacional Nahuel Huapi. Leia mais.

O que fazer no inverno em Bariloche?

Não deixe de visitar o Cerro Catedral, Cerro Otto, o Circuito Chico e até mesmo Bar de Gelo. Leia mais.


Leia mais


Autor
Redação
A equipe do Viajando com Lívia conta com mulheres apaixonadas por viagem e dedicadas a escrever artigos com dicas completas que tirem as dúvidas dos nossos leitores!
    Deixe um Comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *