Sabe aquele passeio que você vê foto das pessoas pra fora do trem? Sem dúvidas, hoje em dia, a internet influencia (e muito) os passeios que desejamos fazer num determinado destino. Apesar de ser um passeio bem antigo, até histórico, está cada dia mais popular, graças a viralização das fotos nas redes sociais. Por isso, neste post você vai encontrar tudo que precisa saber para fazer o passeio de Trem para Morretes.

Na janela do Trem para Morretes

Esse é um dos atrativos mais famosos pra quem visita Curitiba! Eu mesma recebi muitas recomendações quando fui. Vejo alguns pontos positivos e negativos, por isso ao longo do texto darei detalhes.

Como funciona o Trem para Morretes?

O passeio de trem pela Serra do Mar tem uma vista linda! É considerado o mais bonito do Brasil, e um dos mais bonitos do mundo!!

Este é um passeio de dia inteiro, composto por

  • Trajeto Curitiba – Morretes
  • Tempo em Morretes
  • Trajeto Morretes – Curitiba

Trajeto

O percurso não é mto longo, porém, o trem desce pela ferrovia bem devagar! Dura em torno de 4h (na subida um pouco mais)! Esse tempo pode ser influenciado pois o trem de turismo divide a ferrovia com trens de carga. Quando eu fui, um trem de carga teve um problema e ficamos parados por cerca de 1h!

É algo totalmente inviável de ser previsto com antecedência, então entenda que pode acontecer.

Dica:

Já que é um trecho bem demorado, o mais recomendado é fazer apenas UM trecho de trem! Ou descida, ou subida! O outro trecho vc pode fazer de Van ou Ônibus (cerca de 1h).

Convenhamos que ida e volta de trem, no total, seriam quase 9 horas só em deslocamento! O que torna o passeio totalmente cansativo!

Quando ir para Morretes

Qualquer época do ano! Em alta e baixa temporada os horários podem ser diferentes, então não deixe de verificar no site antes!

Por ser serra, mesmo no verão é possível que a paisagem esteja com neblina! Você acaba contando com uma questão de sorte do dia! Fui de manhã e peguei o tempo bem aberto!

Pacotes

Quem faz esse trajeto é a empresa Serra Verde Express. Você pode comprar direto com a agência:

  • apenas o bilhete de trem,
  • ida de trem e volta de Van (ou o contrário),
  • pacote ida, volta e almoço,
  • ou alguns pacotes especiais (trem da cerveja, trem do vinho, jantares, etc. Esses tem datas específicas)

É recomendado comprar com antecedência pelo site da Serra Verde! É um passeio bem popular, então sempre lota!

Importante:

Caso escolha comprar apenas o trecho de trem com a agência, assim que chegar em Morretes já corre pra comprar a volta! Deixa garantido pq se não pode lotar e te causar um belo stress!

Caso não consiga comprar um bilhete de Van ou Ônibus, existe a opção de pegar um Uber no trajeto de volta. Se estiver sozinho, o custo sai muito alto! Mas em mais pessoas, pode ser que valha a pena! Faça o cálculo!

Classes do Trem para Morretes

Opções variadas! desde a Econômica (21 reais) até a Litorina Luxo (360 reais)

Se for pela primeira vez, escolha ou a classe Turística, um Camarote ou a classe Barão do Serro Azul (com varanda). Na classe de luxo tem ar condicionado e a janela não abre! (Não vai rolar a foto pra fora do trem!)


Leia também: Airbnb Curitiba – 21 acomodações incríveis para ficar na cidade!


Minhas recomendações:

  • Se possível, dentro do seu roteiro, fique uma noite em Morretes… Você aproveita mais do que ida e volta no mesmo dia, o que é meio cansativo!
  • Já ouvi algumas pessoas falarem de fazer esse passeio em meio período, mas eu não recomendo! Fica muito corrido. Como disse, mesmo um day tour acaba sendo pouco tempo.
  • Eu passei MUITO calor! Por causa da geografia do local, Morretes é bem quente! Errei a roupa!
  • Eu achei corrido ir até Antonina almoçar. Mesmo a cidade sendo fofa, após 4 horas de viagem de trem, você se desloca mais meia hora (1h perdida ida e volta) pra ir pra outra cidade muito similar! Eu preferiria ficar em Morretes e passear pela cidade após o almoço.
  • O passeio é bem bonito! Mas também é cansativo, e inutiliza um dia inteiro do seu roteiro em Curitiba, portanto, se for sua primeira vez, e tiver poucos dias, talvez eu deixaria pra uma próxima! Mas isso é minha opinião, conheço pessoas que fizeram e amaram! Num contexto geral, eu achei um passeio ok, não excepcional.
  • Veja esse artigo sobre O que fazer em Morretes aqui no blog!

Todas as dicas do Blog são escritas com muito carinho pra te incentivar a viajar mais pelo mundo!
Pra ficar por dentro de TODAS as minhas viagens, que tal seguir as outras redes do Viajando com Lívia?


E aí, curtiu o conteúdo? Tem alguma dica ou sugestão pra adicionar? Manda pra mim!
Se tiver dúvidas também pode deixar aqui nos comentários!

Beijos, Lívia!



Autor
Livia Pereira
Lívia Pereira, 28 anos, apaixonada por viagens! Abandonou uma carreira de engenharia para se dedicar exclusivamente a criar conteúdo de viagens!
    Deixe um Comentário

    2 respostas

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *