Porta de entrada da Floresta Amazônica, os passeios em Manaus são diversos, culturais e ambientais.
Todos os anos, milhares de turistas passam pela capital do Amazonas em direção a mata. Entretanto, o que muitos não sabem é que a cidade tem inúmeras atrações culturais e naturais para conhecer.
Alguns exemplos de passeios em Manaus são visitar os prédios históricos e fazer atividades de ecoturismo. Por exemplo nadar com os botos cor-de-rosa. Por isso, confira a lista completa do que fazer na cidade abaixo.
Quer saber mais sobre atividades turísticas na Floresta Amazônica? Confira mais dicas de o que fazer na Amazônia.
Para visitar tanto a Amazônia quanto para fazer tours na cidade de Manaus, eu recomendo contratar uma agência. Principalmente para visitar aldeias indígenas entre outras atividades que só são possível com guias. Eu fui com a Iguana Tours e eles organizaram todo o roteiro para mim.
Confira todos os detalhes sobre eles no meu post a agência Iguana é boa?
Eles têm pacotes variados para a região, incluindo passeios de um dia (bate e volta) até cinco dias. Além disso, para os leitores aqui do blog tem um desconto especial em todos os passeios para conhecer a região. Acesse esse link e faça a sua reserva.
Fazer uma caminhada pelo centro histórico já é uma atração a parte em Manaus. Afinal, a maioria das construções nessa região da capital amazonense datam do século XIX. Além dos antigos casarões, no centro você encontra grande parte dos prédios históricos da cidade. Por exemplo, a Igreja de São Sebastião, o Palácio da Justiça e o Museu da Casa Eduardo Ribeiro.
Inicie o passeio pela Praça de São Sebastião. Nas casas coloridas do período colonial ao redor, ficam restaurantes com pratos regionais. Entre os mais famosos estão o Tambaqui de Banda, a Sorveteria Glacial, e o Tacacá da Gisela.
O Mercado Municipal Adolpho Lisboa foi inaugurado em 1883, sendo um dos mais importantes espaços de comercialização de produtos e alimentos típicos da Amazônia. O prédio está localizado às margens do Rio Negro, no Centro da cidade de Manaus.
O mercado foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN em 1987. Para quem quiser provar uma comida autentica regional, esse é um excelente lugar. Por exemplo pratos como Tacacá e a Moqueca de Pirarucu. Além disso, os visitantes podem adquirir peças de artesanato.
Considerado um dos mais importantes teatros do Brasil, o Teatro Amazonas é um cartão-postal de Manaus. Ele foi inaugurado em 1896 e está localizado no Largo de São Sebastião, no Centro Histórico da cidade. Posteriormente, em 1966, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN.
No local são realizadas grandes peças teatrais, como também shows internacionais. Os visitantes podem conferir em diferentes dias da semana apresentações musicais e até balé clássico. A programação completa está no site do teatro. Ademais, é possível realizar visitas de terça a sábado, das 09h às 17h (é necessário agendamento prévio). O ingresso custa somente R$ 20,00.
O Centro Cultural Palácio Rio Negro foi construído em 1903. O local era a residência particular do alemão Karl Waldemar Scholz, comerciante da borracha na região. Além disso, o local também funcionou como sede do Governo. Em 1980, ele foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Amazonas.
Por sua relevância histórica e arquitetura, o Palácio Rio Negro foi transformado em Centro Cultural. O local conta com salões para recitais, exposições, entre outras atividades culturais. Ademais, o acervo do museu conta com cerca de 228 peças. O palácio tem entrada gratuita e está aberto para visitação de terça-feira a sábado, das 9h às 17h (é necessário agendamento prévio).
O Museu do Seringal Vila Paraíso está localizado no Igarapé São João, na área rural de Manaus. Ele foi inaugurado em 2002. O local reproduz a estrutura de um seringal do final do século XIX, época do ciclo da borracha. A princípio, suas instalações foram usadas como locação para a filmagem do filme “A Selva”. Posteriormente elas foram doadas a Secretaria de Cultura do Estado.
A visitação guiada funciona de terça a sábado, das 9h às 15h. Nela, é possível conhecer todo o processo de produção da borrachas. A entrada custa R$ 10,00 por pessoa. O acesso a região se dá somente por via fluvial, pela Marina do David, no final da Estrada da Ponta Negra.
A Praia da Ponta Negra é uma praia urbana do município, localizada às margens do Rio Negro. Ela é um dos principais cartões-postais da cidade. Durante os anos 90 e 2000, a orla passou por uma série de reformas. Seu calçadão é perfeito para caminhadas e atividades esportivas.
O local está sempre movimentado, então é seguro ficar no entorno tanto durante o dia como a noite. Além disso, na praia existe um anfiteatro, onde são realizadas apresentações musicais. Na Praia da Ponta Negra é realizado o espetáculo da virada de ano, onde turistas e moradores da cidade aguardam os fogos de artifício.
Criado em 2009, o Musa ocupa 100 hectares da Reserva Florestal Adolpho Ducke. O Musa proporciona aos visitantes uma imersão na natureza. Afinal, o local possui trilhas que levam a exposições, viveiro de orquídeas e bromélias, aquários e laboratórios experimentais de serpentes, insetos e borboletas. Além disso, os visitantes também têm acesso a uma torre de observação da floresta de 42 metros.
A área da Reserva Florestal Adolpho Ducke, também conhecida como Jardim Botânico de Manaus, é considerada o maior fragmento de floresta preservada dentro de área urbana do Brasil. Afinal, sua área total possui 5 km². Ela está localizado no bairro Cidade de Deus, na zona norte da cidade de Manaus.
O encontro das águas é um fenômeno natural. Apesar de ser visto em muitos rios da Amazônia, o mais famoso encontro das águas está localizado na frente da cidade de Manaus, entre os rios Negro e Solimões. É possível ver com clareza a divisão entre as águas. Já que a coloração do Solimões é bege e a cor das águas do Rio Negro é escura.
Essa é uma das principais atrações turísticas da capital amazonense. Por isso, várias agências levam os turistas de barco para observar de perto o encontro das águas, que formam o Rio Amazonas. Também é possível ver o encontro das águas dos navios e cruzeiros. Ou também optar por um barco privativo saindo do Porto da Ceasa.
Eu fechei o meu passeio com a Iguana Tours, que também me levou para a interação com os botos. Comprando o seu pacote em Manaus com esse link você ganha um desconto especial para conhecer a região.
O Parque Ecológico Janauari está localizado cerca de uma hora da cidade de Manaus. A visita acontece na maior parte das vezes através de agências de turismo, que levam os turistas a bordo de embarcações. Lá é feita uma parada para almoço e caminhada pelas trilhas e pontes suspensas. Afinal, a grande atração é ver as grandes e inúmeras Vitória-Régias. A planta pode atingir 2,5 metros quando adulta.
O Parque Ecológico é uma área de 9.000 hectares, contendo em sua vegetação matas de várzea e matas de igapó. Outras atrações do local são os macaquinhos e as árvores de Samaumeira, que podem chegar a cerca de 70 metros. Além disso, é possível realizar a Pesca Esportiva do Pirarucu. Os peixes ficam em um enorme viveiro dentro do Rio Solimões.
Um dos passeios mais encantadores que realizei no meu roteiro em Manaus é a visita as aldeias. Entretanto, a visita é somente possível através de agências, que possuem acordos entre as aldeias para receber turistas. Eu realizei a minha no mesmo dia do encontro dos rios e da interação com os botos. Tudo através da Iguana Tours.
Entre os pontos altos dessa experiência estão assistir os rituais e interagir com os índios. Eles geralmente convidam os turistas a participarem das danças. Além disso, uma das meninas da tribo também fez um pintura no meu rosto após a cerimônia. No final da experiência, os visitante também podem adquirir artesanatos produzidos pelos índios durante o passeio.
Gostou das dicas? Se você está planejando uma viagem para o Amazonas, não pode deixar de conferir esse post com dicas de onde ficar na Amazônia.
E aí, curtiu o conteúdo? Tem alguma dica ou sugestão pra adicionar? Manda pra mim!
Se tiver dúvidas também pode deixar aqui nos comentários!
Beijos, Lívia!
Todas as dicas do Blog são escritas com muito carinho pra te incentivar a viajar mais pelo mundo!
Pra ficar por dentro de TODAS as minhas viagens, que tal seguir as outras redes do Viajando com Lívia?
RESERVE SUA VIAGEM PELO BLOG!
Reservando pelos links dos parceiros do blog, você me ajuda com uma pequena comissão, e não paga NADA a mais por isso! Alguns deles ainda tem desconto! E pode ficar tranquilo, aqui só me relaciono com empresas de confiança!
Manaus tem inúmeras atividades culturais, históricas e de ecoturismo. Por exemplo, visitar o Teatro Amazonas e pegar um barco para observar o encontro das águas. Confira a lista completa de passeios na região aqui.
Além de ser a porta de entrada da Floresta Amazônica, Manaus possui diversas atividades culturais no seu centro urbano. Inicie o passeio caminhando pela Praça de São Sebastião. Leia mais sobre passeios em Manaus aqui.
Em 4 dias na cidade de Manaus, é possível visitar todo o centro histórico da cidade e seus museus. Além de aproveitar para fazer imersões na Amazônia através de roteiros de um dia com agências. Leia mais sobre passeios em Manaus aqui.
Atualizado em 27/01/2022
Saiba o que fazer em El Calafate e se prepare para se emocionar com as…
Entenda como funciona a telemedicina veterinária Petlove, também chamada de teleconsulta. Você sabia que cuidar…
Descubra se vale a pena investir no Prime Gourmet Rio de Janeiro e quais os…
Descubra quais são os melhores passeios em Bonito e planeje sua viagem com a Bonito…
Conheça as melhores pousadas românticas Teresópolis para aproveitar o friozinho da serra. Teresópolis, localizada na…
Descubra as mais charmosas pousadas românticas São Francisco de Paula para aquecer o amor na…