Que tal conhecer uma das maiores cidades do Brasil a pé? Parece ser algo totalmente diferente e cansativo, mas se engana quem acha que um free walking tour em São Paulo é dispensável.
São Paulo tem muito mais a oferecer do que a Avenida Paulista e grandes centros comerciais. Na verdade, ela é também um grande centro cultural, repleto de manifestações artísticas e históricas.
Além disso, é o lugar perfeito, também, para quem busca passeios para economizar. Pensando nisso, fiz esse post para que você possa saber mais sobre o free walking tour em São Paulo, um tipo de passeio turístico que se faz a pé pelos principais pontos da cidade.
Vamos lá?
Nesse post:
Traduzindo ao pé da letra, um free walking tour é um passeio a pé gratuito. Ou seja, é um tipo de tour que se faz pelas ruas de São Paulo, passando pelos principais pontos turísticos, a pé.
Essa é uma forma de fazer um passeio econômico com guias que conhecem bem a região e a história dos monumentos e da cidade.
Entretanto, no final das contas, ele acaba não sendo “tão gratuito”. Isso porque, no final do passeio, é comum dar gorjetas para os guias como uma forma de agradecer pelo bom serviço prestado. É uma prática costumeira assim como em diversos outros tipos de serviços.
Além disso, é um tipo de passeio para quem tem o orçamento um pouco mais apertado, como mochileiros, mas também é ótimo para quem viaja sozinho e quer conhecer novas pessoas.
Galeria do Rock, no centro de São Paulo
Esse free walking tour é interessante, pois faz o seu percurso através do centro histórico de São Paulo, uma parte da cidade que muitas vezes acaba sendo um pouco esquecida por turistas.
Conheça o itinerário:
O tour a pé dura cerca de 2h30min. Ou seja, apesar de não precisar de um preparo físico grande, é preciso ter em mente que serão mais de duas horas caminhando. Entretanto, é necessário prestar atenção à acessibilidade no caso de pessoas cadeirantes. Infelizmente, muitas atrações ainda não são acessíveis.
O tour começa em frente ao Teatro Municipal de São Paulo, uma das construções mais emblemáticas da cidade. De lá, segue pelo Vale do Anhangabaú, conhecendo um pouco mais sobre a região, passando por toda a Praça Ramos de Azevedo (onde se encontra o Teatro) e o Viaduto do Chá.
De lá, o tour parte em direção ao Edifício Martinelli, o primeiro arranha-céu de São Paulo e, consequentemente, um dos cartões postais da cidade. E, então, para outro prédio muito famoso por ter uma das melhores vistas de São Paulo, o Farol Santander.
A próxima parada do tour é na Rua 15 de Novembro. Antigamente, servia de ligação entre o Largo São Bento e o Pátio do Colégio, mas atualmente é totalmente pavimentada e de acesso exclusivo a pedestres. Além disso, é lá que fica a Bolsa de Valores de São Paulo. A partir daí, o tour segue em direção ao Centro Cultural Banco do Brasil, onde é possível encontrar as mais diversas manifestações artísiticas.
Continuando, o tour ainda passa pelo Pateo do Collegio, local considerado como o marco-zero de São Paulo, à Casa da Imagem e então ao Solar da Marquesa de Santos.
Por fim, o tour leva até a Praça da Sé, um dos locais mais conhecidos da cidade, além de ter sido palco de importantes eventos históricos.
Vista do Centro de São Paulo
Reservar o seu free walking tour em São Paulo é simples. Basta acessar o site da Civitatis através desse link. A empresa está presente em mais de 3.200 destinos e possui mais de 69.000 tipos de passeios turísticos.
Além disso, é pioneira no ramo de serviços de distribuição online de visitas guiadas e tours. Definitivamente, é uma plataforma que eu recomendo e confio. Além disso, você tem a opção de escolher outros tipos de passeios para completar a sua viagem.
Sim! Conhecer uma cidade, seja ela nacional ou internacional, a pé é uma das melhores formas de realmente entender e viver toda a experiência da sua viagem.
Ou seja, a sua viagem acaba proporcionando uma vivência mais profunda sobre o seu destino e é possível até mesmo ver coisas que você não veria em um tour de carro ou ônibus.
Além disso, para quem viaja com um orçamento mais limitado, é uma ótima forma de poder passear sem se preocupar com custos muito altos. Principalmente, é também uma forma de conhecer novas pessoas quando se viaja sozinho.
Portanto, para mim, fazer um free walking tour em São Paulo vale muito a pena.
Estação da Luz, faz parte da linha 3 vermelha do metrô de São Paulo
E aí, curtiu o conteúdo? Tem alguma dica ou sugestão pra adicionar? Manda pra mim!
Se tiver dúvidas também pode deixar aqui nos comentários!
Beijos, Lívia!
Todas as dicas do Blog são escritas com muito carinho pra te incentivar a viajar mais pelo mundo!
Pra ficar por dentro de TODAS as minhas viagens, que tal seguir as outras redes do Viajando com Lívia?
RESERVE SUA VIAGEM PELO BLOG!
Reservando pelos links dos parceiros do blog, você me ajuda com uma pequena comissão, e não paga NADA a mais por isso! Alguns deles ainda tem desconto! E pode ficar tranquilo, aqui só me relaciono com empresas de confiança!
O tour a pé dura cerca de 2h30min. Ou seja, apesar de não precisar de um preparo físico grande, é preciso ter em mente que serão mais de duas horas caminhando. Continue lendo.
Eu recomendo reservar pela Civitatis. A empresa europeia é líder no seguimento e está presente em mais de 3.200 destinos. Ou seja, você pode sempre encontrar um passeio na cidade que estiver. Continue lendo.
Sim! Conhecer uma cidade, seja ela nacional ou internacional, a pé é uma das melhores formas de realmente entender e viver toda a experiência da sua viagem. Continue lendo.
Atualizado em 05/05/2022
Saiba o que fazer em El Calafate e se prepare para se emocionar com as…
Entenda como funciona a telemedicina veterinária Petlove, também chamada de teleconsulta. Você sabia que cuidar…
Descubra se vale a pena investir no Prime Gourmet Rio de Janeiro e quais os…
Descubra quais são os melhores passeios em Bonito e planeje sua viagem com a Bonito…
Conheça as melhores pousadas românticas Teresópolis para aproveitar o friozinho da serra. Teresópolis, localizada na…
Descubra as mais charmosas pousadas românticas São Francisco de Paula para aquecer o amor na…