Quer aprender como fazer as famosas fotos “efeito aquário” usando um dome?
Nós viajantes nos tornamos verdadeiros apaixonados pela GoPro e pela variedade de fotos incríveis que a gente consegue fazer com ela! Uma câmera super compacta, resistente, e ainda pra usar embaixo d’água. E pode ficar mais legal ainda quando a gente usa um dome! Então depois de muita tentativa e erro, vou te mostrar como fazer essas fotos da melhor forma!
Apesar de parecer algo super simples, fazer essas fotos requer um pouco de técnica, e bastante paciência no início!
O que é o Dome?
Mas afinal, o que é um Dome? Ouvimos muitas vezes falar sobre o Dome… mas o que exatamente ele é?
O Dome é um equipamento que simula uma bolha, e é acoplado na GoPro!
O dome aumenta a área que a água toca a lente, então é dessa forma que você consegue posicionar ele dentro e fora da água! Na foto abaixo fica bem visível como é o efeito. (Apenas com a GoPro da pra fazer, mas é extremamente difícil, pois a área de contato da lente é muito menor!)
Configurações da GoPro
Para fazer fotos na água com o dome, é necessário utilizar uma configuração de disparos rápidos na GoPro. Afinal, a água se movimenta o tempo todo, e é impossível “parar” a água para fazer uma foto. Ou seja, você não vai conseguir fazer as fotos uma por uma. A idéia é gerar uma quantidade grande de fotos, para depois selecionar a melhor.
Quais modos possíveis?
- Modo Timelapse de 0,5 segundos: a câmera dispara uma foto a cada 0,5 segundos, e só para quando apertar o obturador novamente. Desvantagem: mesmo 0,5s sendo um tempo bem rápido, ainda é possível perder algum momento.
- Modo Vídeo: dessa forma você vai produzir um vídeo do momento, mas é possível fazer um recorte no formato de foto dentro do app da GoPro, tanto por computador, quanto por celular. Desvantagem: vídeos ocupam muito mais memória e gastam muito mais bateria
- ModoBurst: disparo de 30 fotos em 1 segundo. Desvantagem: gera uma quantidade enorme de fotos para serem analisadas depois.
Viu nas fotos como 0,5s pode fazer bastante diferença? Parece pouco, mas pode mudar todo o efeito! Eu, hoje, uso na grande maioria das vezes o Timelapse.
Dicas Práticas para fazer fotos com Dome
- Tente posicionar e manter o dome exatamente no meio. Metade dentro, metade fora da água.
- Pense previamente na foto que você quer fazer. Exemplo: eu gosto de fazer fotos de corpo inteiro, então nado bem devagar já pensando na pose e evito soltar ar! Se não as bolhas vão atrapalhar a foto (nessa, sendo sincera, eu acabo engolindo um pouco de água, mas vale a pena porque a foto sai legal!).
- Gotas na lente: utilize detergente neutro, vaselina, ou cera automotiva para que as gotas escorreguem pela lente. Veja na foto abaixo como uma gotinha pode estragar sua ideia!
- E o mais importante: Não se frustre se suas primeiras tentativas não ficarem como você imaginou… no início é assim mesmo! Não desista! Com a prática você chega lá!
Veja também: DICAS PARA PRODUZIR CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS
Erros Comuns nas fotos com Dome
- Não adianta tentar fazer foto com dome se a água não estiver limpa! Isso vale pra água salgada, água doce, e até água da piscina. Tentar fazer fotos desse tipo em água turva não vão gerar o resultado que vocês estava esperando! As fotos abaixo são bons exemplos!
Ilha Grande – RJ Capitólio – MG
- Não precisa se afastar muito do dome! O ângulo dele ajuda mto as fotos, você pode ficar próximo a ele! Veja como uma foto com a pessoa (ou objeto) muito longe, perde o sentido.
Tenha DESCONTO!
Chegou até aqui? Está preparado pra fazer fotos incríveis?
Garanta o melhor Dome do país com desconto no site do Meu Dome! Acessando o site, utilize o código VIAJANDOCOMLIVIA
*Válido pra dome e acessórios , mas infelizmente o desconto não se aplica pra compra da gopro.
** Importante: o Dome deve ser comprado especificamente para o seu modelo de GoPro. Algumas usam as mesmas dimensões, mas não esqueça de verificar para comprar corretamente!
Todas as dicas do Blog são escritas com muito carinho pra te incentivar a viajar mais pelo mundo!
Pra ficar por dentro de TODAS as minhas viagens, que tal seguir as outras redes do Viajando com Lívia?
E aí, curtiu o conteúdo? Tem alguma dica ou sugestão pra adicionar? Manda pra mim!
Se tiver dúvidas também pode deixar aqui nos comentários!
Beijos, Lívia!